Blog

  • Português
  • English

A reforma tributária

Compartilhe

A reforma tributária Brasileira, prevista para entrar em vigor em 2026, será uma das maiores mudanças fiscais das últimas décadas do Brasil.

Como é o sistema tributário atual?

Atualmente, a tributação brasileira sobre o consumo é fragmentada, com tributos cobrados em diferentes esferas de governo. Conforme o infográfico abaixo:

Em cada estágio da cadeia produtiva ocorre a tributação, que se acumula para o próximo, os impostos são cobrados de forma híbrida, tanto na origem quanto no destino e nem sempre a empresa tem como recuperar todos os créditos dos tributos pagos, encarecendo o preço de venda.

A nova reforma vem para:

–           Simplificar o sistema tributário brasileiro.
–           Reduzir a complexidade para empresas e consumidores.
–           Tornar a tributação mais transparente.

Quais são as principais mudanças?

A reforma tributária introduz um novo modelo de tributação baseado no conceito de IVA Dual (Imposto sobre Valor Agregado de Dupla Incidência). Esse modelo substitui cinco tributos por dois novos impostos: a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). Ambos serão cobrados no destino, eliminando a fragmentação atual:

Com a criação do IBS e da CBS e a extinção gradual de tributos como PIS, Cofins e ICMS, o modelo de apuração passa a exigir uma nova lógica de cálculo e reporte fiscal.

Quando entrará em vigor?

A Emenda Constitucional 132/123, da reforma foi aprovada dia 20 de dezembro de 2023 e estabelece um período de transição que se estende de 2026 até 2033, com algumas etapas importantes:

Por conta disso, as empresas precisam se preparar para as adaptações e testes que precisam ser feitos no ERP.

Qual é a influência disso no meu ERP?

A mudança no modelo de tributação impacta diretamente a forma como os sistemas de ERP realizam o cálculo de impostos, a apuração fiscal e o cumprimento das obrigações acessórias. O novo modelo exige uma lógica completamente diferente de contabilização e reporte de tributos.

Para quem utiliza o JD Edwards, é essencial estar na versão 9.2, pois a Oracle somente disponibilizará os pacotes de atualização compatíveis com a nova legislação nessa última versão. A Go On já está acompanhando de perto todas as atualizações junto à Oracle e aos órgãos reguladores, garantindo que nossos clientes estejam sempre um passo à frente das mudanças.

Mais do que uma simples atualização de software, a migração exige planejamento, conhecimento do ambiente fiscal brasileiro e domínio da tecnologia JD Edwards.

A Go On possui expertise em projetos de atualização e adequação fiscal no JD Edwards. Possuímos diversos cases de sucesso que ilustram nosso conhecimento de negócio e dos processos fiscais. Atuamos ao lado da sua equipe para garantir que o seu sistema esteja pronto para a nova legislação.


Saiba mais sobre como atualizamos o JD Edwards.